sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Surfando no valão

Por Leandro da Silva

A estudante Danissa Martins não gosta do valão na Avenida Antônio Borges, onde mora. Foi por causa dele que sua família perdeu quase tudo, em uma das chuvas que antes das obras do PAC arrasavam Nova Iguaçu no verão. Também viu neste dia o corpo de um menino morto, boiando nas águas podres do mesmo valão. Jamais esqueceu o rosto dele.

Nome
Danissa Martins

Idade
19 anos

Rua
Antônio Borges

Ocupação
Estudante

Escolaridade
Segundo ano do ensino médio

Religião
Evangélica

Time
Vasco da Gama

E-mail
danissa_hta@hotmail.com

link do orkut
danissamartins@yahoo.com.br

O que tem de bom na sua rua?
No meio do ano, rola uma festa

O que não tem de bom na sua rua?
Valão

O que gosta de fazer?
Ir à lan house

Como se diverte aos domingos?
Micareta

Por que veio para o Pro Jovem?
Ajuda financeira e o aprendizado

Como ficou sabendo do projeto?
Através de uma amiga

Acha que vai ganhar o prêmio?
Não

O que vai fazer com o prêmio?
Se tiver sorte, aproveitar

Qual história contou?
Eu estava em casa dormindo desde as 5h escutando o barulho da chuva. Fiquei na cama até as 9h30. Notei então que a água estava entrando no meu quintal.

Não demorou muito para que minha amiga Daniela chegasse, dizendo que sua casa já estava alagada.

- Vamos botar tudo para cima aqui também - eu disse, apontando para a bancada de tijolos que a gente usava salvar os móveis da casa.

Mas naquele dia encheu de uma tal forma, que a geladeira nova começou a boiar.

Foi dramático. Lembro bem dos gritos de minha irmã, pedindo para sair. Mas eu não soltei a geladeira nem mesmo quando vi os bichos entrando lá em casa. A água chegava ao quadril quando um dos meus amigos ligou desesperado, dizendo que a família dele havia perdido tudo.

Dois outros fatos também me marcariam naquele dia de chuva. Um deles foi ver os meninos surfando no valão com uma prancha e um bote. Também não posso esquecer o menino que apareceu morto, boiando. Esse caso foi chocante. Deu até jornal.

Por que contou essa história?
Porque não deveria ficar entre nós

Nenhum comentário: